|
quinta-feira, abril 16, 2009
Vamos falar de rosas!
A ROSA na Idade Antiga, era símbolo do amor e da beleza na Grécia, era muito utilizado em ocasiões festivas em Roma. Na Idade Média, foi um dos elementos principais na composição dos jardins mouriscos. Foi só na idade moderna ou renascimento que as rosas tiveram um lugar de maior destaque. Enquanto a França e a Grã-Bretanha(em 1809) estavam em guerra, um navio vindo da China, carregado de rosas tinha como destinatária Josefina, a imperatriz da França e mulher de Napoleão. Ela tinha uma verdadeira paixão pelas flores, principalmente as rosas.
Por ter recursos e viver no luxo, exerceu uma grande influência na sociedade francesa. Durante sua vida, Josefina transformou a rosa, embora de apelo moderado, numa flor celebrada pela vanguarda francesa. Por coincidência, seu segundo nome era Rosa. Foi considerada uma ardente e extravagante coleccionadora de rosas. Apesar da guerra, importava, da Inglaterra, tanto as rosas como os jardineiros. Seu jardim, foi um dos primeiros
a ter uma sessão destinada a roseiras, com diversas variedades, compondo canteiros e pérgulas. E através do artista Pierre Joseph Redoulé, ela pôde catalogar, mais de setenta espécies de rosas, imortalizando as flores e a fama de grande coleccionadora de rosas. Até hoje, a popularidade e o destaque das rosas, na França, tem a influência marcante de Josefina.
Escrito por Fada das flores
|